segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Relato da Lú - Cão Solidário

"Bom como vc sabem estivemos hoje na casa de Dona Ana a senhora que é dona da casa e responsavél pelos cães, não sei nem bem por onde começar a relatar, mas vou dividir em etapas e resumir o máximos possível, mas que vcs possam entender melhor:


Dona Ana e a Casa: uma senhora de 82, diz coisas sem sentidos, se atrapalha, esquece de muita coisa, ofende as pessoas, depois pede desculpas. Ela tem um terreno grande, dela mesmo, onde são divididas em 3 casas, uma em cima, uma em baixo, e uma outra nos fundos. As outras 2 casas são alugadas, e os inquilinos não pagam aluguel há 6 meses (segundo dona Ana), pela situação em que o local se encontra. Para vcs terem uma idéia a água do esgoto e da cozinha da casa de cima cai no terreno, deixando o local com o cheiro ruim e úmido. O banheiro interno da casa dela não tem condições de ser utilizado, e o de fora tmb não, estão intupidos, A quantidade de entulhos é muito grande, além das baratas, minhocas e ratos.

Os cães: pelas nossas contas 19 cães, a maioria deles com a sarna bem avançada, alguns ficam presos em canis minúsculos que mal conseguem se mexer e ver a luz do dia, e outros ficam numa garagem, fechados, ela diz que solta eles de vez enquando. Mas quando chegamos lá todos estavam presos. O cheiro de urina e fezes dos cães é muito forte, dá para se sentir da rua. Os cães não estão castrados, uma das cadelas está muito debilitada, e com tumores mamários. Um mestiço de poodle está bem desnutrido tmb, e com as orelhas machucadas demais (desse não consegui tirar fotos), mas ele está num estado bem ruim. O Pit bull, está sem pelo, e com uma doença nos olhos, parece um tumor que ele tem tmb. A dona Ana disse que os cães já tomaram vacinas, até aí não sabemos se ela tem carteirinhas deles. Dos cães sabemos que foram tirados 1 na quinta e 1 filhote de 4 meses na sexta, e todos os filhotes da cachorra que deu cria recentemente, esses filhotes foram resgatados pela Vet Dra. Carla que conseguiu pessoas para apadrinhar esses animais.
 
Os Gatos: pelas nossas contas tem uns 25 a 30 gatos. O Gatil é pequeno demais, tem gatil que tem uns 15 gatos juntos, num lugar bem pequeno. eles dormem em caixinhas ou gavetas improvisadas. Não tomam sol, e tmb não tem por onde escapar, mas são totalmente fechados, a gente viu eles por um vãozinho. Eles estão bem gordinhos, alguns estão com olhinhos e nariz com secreção. A sarna alguns estão bem mais fortes, mas bem diferente dos cães, eles estão com algumas falhas na pelagem e outros pelo que vimos a sarna está mais no rostinho deles. São gatos bonitos. Segundo dona Ana, tem gatos castrados. A dona Ana disse que os gatos já tomaram vacinas, até aí não sabemos se ela tem carteirinhas deles, ficando na mesma situação dos cães. A Dra. Carla tmb fez alguns resgates de gatos, tirou 10 filhotes de gatos e a mãe deles, mais 2 ou 3 adultos. E um protetora tmb resgatou 1 gato hj quando estavamos lá. Inclusive o rapaz do taxi dog, entrou lá para pegar o gato, e ficou perplexo com o que viu, isso porque ele entrou só em um corredor, que é onde ficam os gatos.


O que foi feito no mutirão do dia 15/05 - estiveram presentes no mutirão de hoje a Andréa Sofia, a Léo e alguns voluntários do Cão solidário (Luciana (eu), Caio, Julyana e Tibaldi), e um senhor que ajuda a dona Ana, levando comida, o Senhor Eliezer. Fizemos uma limpeza no local em relação aos entulhos que estavam espalhados pelo terreno, tendo um bom espaço para os cães tomarem sol; fechamos um lado do terreno para que os cães não passem para a casa de baixo; abrimos os portões dos canis onde os cães ficavam presos; foi feito um novo portãozinho dividindo a passagem da casa para o terreno; aplicação de ivomec e peliselina; fizemos a higienização do local por conta da sarna; a sala e banheiro onde ficam alguns gatos tmb foram higienizados; foram retirados, tapetes, toalhas, panos, que estavam completamente infectados, e com um cheiro insuportavél e no lugar foi colocado papelão; O banheiro de fora que ela usa foi higienizado tmb porque é o único que funciona. Na próxima semana um outro grupo de voluntários irão ao local para um novo mutirão.


Pretendemos nos programar para verificar os animais daqui uns 15 dias para ver se houve uma melhora em relação a aplicação dos medicamentos.
Enfim o grupo Cão Solidário não recolhe e não faz resgate de animais, para quem não nós conhece, é só acessar o site abaixo para entender um pouco mais sobre o que fazemos, somos voluntários e NÃO Ong. Trabalhamos com doações e repassamos para abrigos de cães e gatos que necessitam, assim como rações, rifas, campanhas, encontros, e feirinha de doações de animais, e tmb ajudamos caso precise e estiver sob nossas condições auxiliando em mutirões para melhorar a condição desses cães, e conhecer a realidade de locais como esses de Dona Ana, para que possamos tentar alguma ajuda e melhorar a qualidade de vida desses animais.
Qualquer dúvida estamos a disposição
Agradeçemos a todos que deram a atenção a esse caso, e vamos continuar na luta (pois sabemos que não é fácil) para que essa situação melhore.
Luciana e Caio  "
 
Link para Cão Solidário: http://www.caosolidario.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário